Eloy Fonseca

Há sempre algo de ausente que me atormenta. (CamilleClaudel)

Textos

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil - Leonardo Narloch

A princípio questionei o título e me perguntei se gastaria meu tempo com guia político, visto que de  há muito não faço uso de guias, exceto os guias de pesca (brasileiros que prestam serviço aos pescadores esportivos na prática do pesque e solte), e ainda que considero a política nacional um saco de merda. No entanto, tendo sido um presente de aniversário, dediquei-me à leitura da obra publicada pela LeYa.
Iniciada a leitura, é difícil parar. A obra encerra oito páginas de bibliografia (295 a 302) e treze páginas de índice de referencias citadas ao longo do texto. Pesadíssimo trabalho de garimpagem de informações.
Terminada a leitura, deixei de questionar o título, pois em nosso país, o politicamente correto é a verdade mascarada pela enganação, a fraude, a maracutaia, etc... não que isto seja exclusividade nossa, porém condenamos o Maradona que fatura até hoje com a mão que deu um título mundial de futebol à Argentina e defendemos com unhas e dentes o nosso pai da aviação que, conforme esclarece o texto, não passava de mais um 171 nacional, talvez o primeiro de renome internacional.
Leonardo Narloch compila muitas verdades nacionais camufladas, mostrando a outra face da moeda. Da nossa etnia aos nossos feitos heróicos. Da nossa cultura escrita e/ou cantada aos nossos terroristas e repressores. Das nossas mazelas econômicas às humanas.
Certamente comprarei o número dois, se houver, pois muito ficou de fora. Não consigo acreditar na versão propalada de Tiradentes e do mais recente Xico Mendes, o herói do Xapuri.
Abraços a todos e parabéns ao autor pois é leitura que diverte e ilumina.  
Eloy Fonseca
Enviado por Eloy Fonseca em 22/04/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras